Bem vindos ao fantástico mundo da Inclusão!

A proposta deste blog está voltada ao ideal de tentar tornar efetivo e verdadeiro o processo de inclusão, fazendo com que a prática pedagógica dos educadores consiga alcançar patamares satisfatórios, desmistificando a má idéia que esses profissionais construíram sobre o processo de inclusão.



Estratégias e Adaptações

DICAS PARA ALCANÇAR UM BOM RENDIMENTO PEDAGÓGICO

* Observe se seu filho tem prazer em desenvolver as atividades propostas, pois a satisfação contribui para um bom desenvolvimento social e mental.
* Sua ajuda é muito importante para o crescimento físico, emocional e intelectual. Mas lembre-se: ajudar não significa fazer por ele, e sim com ele!
* Todos têm capacidade de aprender, porém em ritmo e intensidade diferentes. O importante é respeitá-lo.
* Exemplifique as orientações, pois o ato concreto gera melhor assimilação.
* Todo conhecimento é importante, porém alguns são mais essenciais que outros. No caso de um deficiente, algumas limitações podem impedir a assimilação dos conteúdos, por isso devemos priorizar os mais importantes e excluir os desnecessários, de acordo com sua realidade e necessidade.
* Simplifique ou fragmente a orientação. Ordens mais complexas podem ser cumpridas desde que sejam explicadas por etapas.
* Para um melhor entendimento, apresente resumos através de palavras-chave ou ilustrações.


Todo o investimento pedagógico e social no qual a escola investe, deve ser continuado no ambiente familiar.





--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..     --..--..--..--..--..--..--..--..--..--..--..




ADAPTAÇÃO CURRICULAR

      Adaptar significa utilizar diferentes recursos e estratégias para vencer as dificuldades. Levando esse contexto para a questão curricular, implica dizer que representa modificações necessárias nos objetivos propostos, conteúdos, metodologia, atividades, avaliações.

CRITÉRIOS DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Uma adaptação curricular que visa suprir as necessidades do educando deve contemplar quatro eixos:
  • o que o aluno deve aprender;
  • como e quando aprender;
  • que formas de organização do ensino são mais eficientes no processo de aprendizagem;
  • o que, como e quando avaliar.

ADAPTANDO ATIVIDADES

      As atividades de sala de aula devem ser elaboradas de acordo com os conteúdos determinados no planejamento da série, visando atender todos os alunos. Para os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, essas atividades devem ser adaptadas, isso quer dizer que deve-se buscar atingir os mesmos objetivos, mas utilizando diferentes estratégias para os alunos com baixo aproveitamento escolar, seja este causado por uma deficiência ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA CONTRIBUIÇÃO!